sexta-feira, 10 de abril de 2009

“As pessoas descobriam notícias, agora elas registram notícias”


Este foi apenas um entre os vários comentários de Ricardo Noblat que participou do projeto “Bate - Papo com o Autor” com o Lançamento de seu livro “ O que é ser jornalista”na última terça-feira na sede da Academia Mineira de Letras.

Noblat falou sobre o sentimento que ele tinha de que o jornalismo ia mudar o mundo e como hoje os jornalistas são diferentes da época em que e le começou. Segundo ele, estamos vivendo um momento de crise nos meios de comunicação e falta ousadia para que eses veículos se reinventem.

Atualmente ele mantém um blog no portal do jornal “o Globo”. O blog foi criado em 2004, e na época era o único de notícias políticas. Para ele a internet deveria ser um espaço para a análise da notícia.

Um dos assuntos discutidos foi a questão do diploma universitário para jornalistas. Formado pela Universidade Católica de Pernambuco, Noblat acredita que jornalistas nascem com vocação para a profissão e que a Faculdade ensina, mas que não deveria ser obrigatória para quem quer trabalhar na área. Que talvez seja justamente essa obrigatoriedade do curso superior é que venha formando cada vez mais mais profissionais sem paixão à profissão.Alguns dos presentes não gostaram muito da opinião do jornalista e tudo o que ele disse foi: “Eu vivo do contraditório, não da unanimidade”.

Outra coisa que ele comentou foi o fato de que em Minas Gerais, os jornais não criticam abertamente o governo, já que este é o seu maior anunciante. “Os jornais sempre foram atrelados ao governo local, seja qual governo for.” E para contestar essa opinião, Hugo Teixeira, Superintendente de Imprensa do Estado de Minas Gerais, que chegou sem avisar, disse que os jornais tem total liberdade para realizar criticas, propôs inclusive que fosse marcado um dia para que fosse discutido este assunto entre ele e os estudantes de jornalismo. A Academia ofereceu o espaço, mas nenhum representante das escolas se ofereceu para se responsabilizar pelo debate.

Ao final de seu discurso, Noblat autografou os livros, que foram vendidos na porta da Academia pelo preço especial de R$5,00, às primeiras 50 pessoas que formam assistir ao evento.

O Projeto “Bate - Papo com o Autor” acontece em comemoração ao centenário da Academia Mineira de Letras e acontece sempre na primeira terça-feira do mês.A próxima atração será a crítica de Teatro Barbara Heliodora, que lançará o livro: “Reflexões Shakesperianas”, dia 5 de maio, às 19:30h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá caro viajante!
Não sei como chegou até aqui, mas agora que entrou, deixe suas impressões.
Ria, critique, escreva o que quiser, assim como eu!
Obrigada pela visita. :)