terça-feira, 21 de abril de 2009

Caso Cosme Rímoli X Adilson Batista

No dia 30 de Março, Cosme Rímoli publicou em seu blog uma entrevista concedida por Adílson Batista. Nela o técnico critica a imprensa mineira, que, segundo ele não entende nada de futebol.
No dia seguinte, Batista reuniu os jornalistas que estavam na Toca da Raposa II à portas fechadas e afirmou que não foi informado de que a entrevista seria publicada. Para ele era apenas uma conversa em off.
Rímoli publicou uma nota em seu blog, no dia 1° de Abril, explicando que Adilson Batista sabia da publicação da entrevista, pois o jornalista até pedia tempo para anotar as falas do treinador.
Adílson Batista ofendeu toda a classe de jornalistas, generalizando profissionais experientes como pessoas que não conhecem nada de futebol, além de afirmar que a grande maioria dos jornalistas que fazem a cobertura diária da Toca da Raposa ficam lanchando e conversando enquanto ele treina o time.
É interessante um técnico explicitar seu sentimento de indignação em relação aos ataques da mídia contra o time que ele conduz, mas foi lamentável a maneira como os fatos ocorreram. Chega a ser de mau gosto ofender profissionais tão ou mais experientes do que ele, já que o problema é com alguns poucos inexperientes.
Batista ainda comete o erro de falar que não tem assessor, “esquecendo-se” que o Cruzeiro possui uma excelente equipe de assessoria comandada por Guilherme Mendes.
Mas o pior ele deixou pro final, quando simplesmente negou a entrevista.
Cosme Rímoli, com mais de 20 anos de profissão,assegurado pelo artigo 13 do Código de Ética dos Jornalistas “A cláusula de consciência é um direito do jornalista, podendo o profissional se recusar a executar quaisquer tarefas em desacordo com os princípios deste Código de Ética ou que agridam as suas convicções.”, declarou que nunca mais pedirá entrevistas a Adilson Batista, já que o treinador estava ciente de que não era uma conversa em off. Segundo Rímoli,em off define uma relação de confiança entre jornalista e entrevistado, e que esse não era o caso.
Infelizmente Rímoli não pode comprovar que Adilson Batista realmente concedeu a entrevista, mas sua credibilidade enquanto jornalista fala por si só.

3 comentários:

  1. Menina, me parece que você não entende de futebol.
    De jornalismo, tudo bem. Mas de futebol, não.

    Esse assunto não é pra você, que desgosto ter caído aqui através do Google.

    Me fala uma vez que um "assessor" do Adilson Batista soltou uma nota a imprensa. Uma vez que não foi ele quem deu a cara a tapa. Só uma.

    E, completando: Experiência não é sinônimo de competência. Lembre-se disso.

    Grato!

    ResponderExcluir
  2. Deixa pra lá, nem precisa ler meu comentário acima.

    Já entendi.
    Acabei de ler o post acima desse.

    Agora eu vi que isso tudo é desgosto.

    Grato!

    ResponderExcluir
  3. Esse Cosme Rímoli além de Corintiano é um maldito, leviano e mal caráter.

    Quando ele fosse no palestra itália a torcida do verdão deveria pegá-lo de pau.

    Filho da puta irresponsável.

    ResponderExcluir

Olá caro viajante!
Não sei como chegou até aqui, mas agora que entrou, deixe suas impressões.
Ria, critique, escreva o que quiser, assim como eu!
Obrigada pela visita. :)