quarta-feira, 14 de julho de 2010

Amores da vida!

Hoje, passando em frente a uma lanchonete da faculdade eu senti um cheiro que, bem de longe, lembrou a casa dos meus avós maternos.
Era um cheirode aconchego, que remetia à segurança e alegria de estar naquele lar.
Me lembro bem de quando meu irmão e eu dormiamos na casa deles e faziam-nos acordar bem cedo e era nesse exato momento que o cheiro se fazia sentir mais forte: uma mistura de café, biscoitos caseiros, sol, terra e brisa morma que sempre me fez sorrir, como faz até hoje sempre que lembro desses momentos.
Sempre tive uma conexão muito forte com meus avós. Meu nome é "roubado" da minha avó e a primeira palavra que falei foi vovô.
Minha avó faleceu quando eu tinha nove anos. Guardo comigo os monstros que ela inventava pra assustar meus primos, meu irmão e eu(Dona Mariana é inesquecível!); as tardes qm que sentavamos na varanda, que ela chamava de "coberta", pra comer laranja, maçã e abacaxi; e também um outro cheiro que era só dela. Cheirinho de mulher vaidosa sempre maquiada e de cabelos bem penteados.
Já com meu avô eu aprendi tanta coisa. Foram infinitas horas discutindo política, ditadura militar e milhões, zilhões de coisas. Ele era muito inteligente. Mas um dia uma doença muito triste levou esse homem tão sábio e inspirador pra longe de mim. Na época eu tinha 17 anos e não me lembro de quando algo doeu tanto.
Ainda hoje é estranho entrar na casa deles. Já não sinto o cheiro de biscoitos, não tem mais as histórias da minha avó nem o jeitinho sistemático do vovô. Por isso não visito tanto o meu tio que mora lá. Sempre sinto uma coisa muita estranha quando passo por aquele portão: é uma espécie de sufocamento causada por uma gigantesca saudade que vai existir pra sempre dentro de mim.

"Vocês acabaram indo embora cedo demais..."
01/07/10

6 comentários:

  1. Oi Maluh.

    Eu tbm sempre fui apegada com meus avós, meu avô já se foi, mas minhas avó ainda esta comigo, graças a Deus, ~estou todos os dias lá.

    E sei bem quais são esses cheirinhos de saudade.

    Ótimo texto.. como eu comentei embaixo do seu comentário lá no meu, ando meio "Dark" hoje.. rs.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Fica assim não moça; Eu sei que é dificil lidar com a perda de entes queridos, mas onde estiverem estarão olhando por voce. É o ciclo da vida, imutavel, só nos basta enxergar de outras formas pra doer menos.

    Mantenha-os vivos dentro de voce, faça as receitas da vóvo e continue com seu jeito vôvo de ser. rsrsrsrsrs

    Abraços Marinha.

    ResponderExcluir
  3. O q sua avó representa a sua vida, acho q é muito parecido com o que a minha avó é (no coração) para mim, porque além de avó, era a minha madrinha. Perdi meu grande exemplo aos 12 anos. Momentos q passei com ela eu nunca me esquecerei, pq nossas avós são as nossas 2ªs mães. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. :(
    A última frase me lembra muitas situações que senti isso.
    Nenhuma de morte, mas doi tanto quanto.

    ResponderExcluir
  5. Putz.
    Vc escreve bem demais.
    Existem coisas nesse mundo que realmente não preço, principalmente o cheirinho de casa de vó.

    Fiquei emocionada com o post amiga.
    Te amo ♥

    ResponderExcluir
  6. oh... sabes, chorei...
    perdi a minha avó á quase um ano, era a unica que ainda tinha...
    custou tanto.. :( ainda custa...
    entrar em casa dela.. pensar que ela não está cá mais para me contar historias..
    como te compreendo..:S

    ResponderExcluir

Olá caro viajante!
Não sei como chegou até aqui, mas agora que entrou, deixe suas impressões.
Ria, critique, escreva o que quiser, assim como eu!
Obrigada pela visita. :)