sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Cresce o numero de estudantes acima dos 45 anos no Brasil

por Ariel Junio e Marinha Luiza


Segundo dados do IBGE, o índice populacional de pessoas acima dos 50 anos vem crescendo anualmente. Com o declive da taxa de natalidade brasileira, vem crescendo o número de alunos com mais de 45 anos nas universidades em todo o país. A busca por realização pessoal está entre os motivos que levaram estas pessoas, geralmente com vida profissional estável, a optar pela volta à sala de aula. “Voltei a estudar pelo prazer de adquirir conhecimento”, disse Belchior Quintino, atualmente com 46 anos, analista de relacionamentos, a apenas oito anos da aposentadoria.

Um dos poucos empecilhos que Quintino encontrou foi a falta de tempo para a natação. “Tive que optar por suspender as atividades físicas e isso me incomoda porque gostaria de continuar nadando”. Há mais de 10 anos praticava a atividade física e isso tornou-se um hábito.

O apoio da família é fundamental para o sucesso deste novo desafio. Os obstáculos a serem vencidos como estresse do dia-a-dia, a falta de tempo para os filhos e cônjuges são supridos pelo apoio e compreensão dos mesmos. “Meu filho Bernardo tem 10 anos, está na 4ª série, conversamos muito sobnre a minha ausência nos quatro anos de faculdade e ele também entende essa situação”, falou Quintino. “Minha esposa, Marília, é graduada em letras pela UFMG e sabe o sacrifício que é fazer um curso superior, no entanto, é solidária comigo, compreende a minha ausência e menos dedicação aos compromissos da família.”

O medo do que encontraria na sala de aula não foi obstáculo para David Pinheiro Guimarães, estudante de ciências contábeis há um ano e meio. O “jovem” de 55 anos se sente exatamente assim, um jovem. Na turma em que estuda não sente nenhum preconceito, ao contrário, é tido como referência para os colegas e professores. Guimarães aconselha as pessoas de sua idade a voltar a estudar. “Está sendo bom pra mim, relaxo quando venho pra cá”, afirmou ele, que acredita ainda que a universidade se torna para muitos um lugar de descanso, onde os problemas externos podem ser deixados de lado por algum tempo. Pensando que encontraria na universidade um lugar agitado, surpreendeu-se ao encontrar um espaço tranquilo e com pessoas que, apesar de jovens, são bastante maduras.

Todos os entrevistados mostraram-se preocupados com o começo de uma nova etapa, voltar a estudar, mas o apoio da família, dos amigos, dos colegas de sala e professores proporcionaram aso “novos”, mas experientes alunos, a superarem os seus próprios limites e medos.

O Ministério da Educação (MEC) mostrou em sua primeira pesquisa do Censo do Ensino Superior o crescimento de alunos de 45 a 50 anos que ingressaram nas universidades brasileiras. A quantidade de estudantes dessa faixa etária aumentou de 8.709 paran 10.721 entre 2000 e 2001, variação de 23,1%. Levando-se em conta todas as idades a média foi de 16,46%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá caro viajante!
Não sei como chegou até aqui, mas agora que entrou, deixe suas impressões.
Ria, critique, escreva o que quiser, assim como eu!
Obrigada pela visita. :)